domingo, 1 de junho de 2008

Ensaio sobre o amor

" Nós amamos a idéia de amar alguém, o que é inatingível.Quando não conseguimos, desistimos e seguimos em frente."

Em geral dividem o amor em três: amor eros [ carnal ], amor filia [mãe e filho, irmãos, amigos] e amor fati. [ amor ao destino].Pra mim é um erro confundir amor e paixão. Amor eros é paixão, e tem fim: logo não é amor. Quando você diz " eu te amo". Você não está mentindo. Você sente amor por aquela pessoa e diz isso para que ela saiba. Assim, provavelmente, ela ficará perto de você e saberá o quão é estimada. Você a trata bem, para ela ficar bem e conseqüentemente, você também se sente bem, feliz. Pouto tempo depois o amor parece ser maior. O amor cresceu? Amadureceu? O amor está dividido em níveis? Era realmente amor o que você sentia quando disse da primeira vez? O que é amor?

" Sair de si por três minutos, isso é amor" (Cazuza)
A melhor definição que já vi. É sentir algo tão esplêndido e efêmero que chega a ser irreal. A ponto de você se perguntar se está realmente ali, se realmente aquela pessoa é tua e como você pode sentir tal imensidão. O amor é a descoberta e não palavras. é você se descobrir a cada dia por aquela pessoa. Por mais que você fale com a pessoa ela sempre tem algo pra lhe contar e te surpreender. "O bom de conhecer pessoas é que um dia ela pode te apresentar a você mesmo" (trecho do filme waking life).

Atingir o inatingível, incessantemente, infinitamente. Isso explica por que a amizade dura, por que o laço entre mãe e filho é tão forte, e por que existem casais que se conhecem e morrem juntos. O amor é eterno.

9 comentários:

Bruna monteiro disse...

" Falar sobre o amor não é clichê, clichê é o modo de como falam dele. " Espero ter fugido do clichê =P e esse texto é pra Jéssicas Paôla, por ter conversado sobre isso no ônibus e me lembrado desse texto e DIGO MAIS pedido pra eu postar. eis ele aí :D

Abelardo disse...

rapaz, não achei clichê não mas tiveram coisas das quais discordei.
o amor eros pra mim é amor sim, por que não pode haver um amor pela paixão?

mesmo que eu ache o amor efemero, são bons argumentos para quem acha que o amor é eterno.

Bruna monteiro disse...

o eros é necessário, mas não essencial assim se explica as amizades. Por ser 'descartável' eu digo não ser amor =P

fernanda disse...

eu não sei se eu concordo com algumas coisas q foram ditas,
mas achei uma boa explicação para a diferença entre os laços entre amigos e familiares e laços entre namorados, por exemplo.

gostei tb da explicação pq eu nunca acreditei nessa coisa de 'até q a morte nos separe'
sinceramente, o padre deveria dizer, até q a conveniencia, o dia-a-dia, a mudança de disposições, ou seja, vcs mesmos, se separem
OU
a morte =P

Ph disse...

Acho que o amor não é eterno.

fernanda disse...

fechou!

Ph disse...

=P

Bruna monteiro disse...

e os argumentos?

Ph disse...

Desculpa eu não ter argumentado. =x
Eu disse que o amor não é eterno porque as pessoas não são eternas, e tudo o que se vive vai se acabar quando a lembrança do que viveu se perder.