segunda-feira, 9 de junho de 2008

Disposições

Ela era alta, esguia e impertinente. Ele quase não a aturava. E se digo quase é porque ela ainda era alta e esguia. Arrisco bonita. Arrisco bem bonita. E nem assim ele a aturava um pouco mais.
Era uma quota: ela era alta, esguia e bem bonita, e ele a aturava até ali. De resto, ela não lhe aparecesse falando aquelas coisas dela, que ele não tinha paciência! Por isso o quase de antes.
Bem, eu já disse que ela era impertinente. E era mesmo. Tinha uns jeitos, uns olhares, umas conversas... e ele sempre olhando de lado: ninguém agüenta isso, meu deus! E ela lá. Impertinente do mesmo jeito.

Um dia ele disse: eu não lhe agüento!

Ela era impertinente: é claro que ficou por isso mesmo.
Ou melhor, não ficou. Ela já sabia que ele não a agüentava. E por isso mesmo que ainda estava por ali: era alta e esguia, podia se dar àquele luxo. Além do mais, tinha seus prazeres maliciosos e suas vaidades: sabia até onde ele a aturava, então puxava a corda.
Ele se achava um tolo. Um idiota? Antes um estúpido. Estúpido aturando ela. Ou não a aturando. Dá no mesmo. Continuava sendo estúpido: ela continuava ali.
E ela adorava secretamente, ou nem tão secretamente assim, quando ele curvava uma ruga no rosto: eu não lhe agüento! Um dia ela arriscou dar uma risada. Ele ficou vermelho, vermelho e... ah!, era um estúpido. E ela era impertinente.
Se ela gostava, um pouquinho que fosse, dele, ninguém sabe. Ou pelo menos eu que não sei. Pra você dá no mesmo. O que eu sei, o que se sabe, é que ela gostava muito de si mesma: era impertinente, alta e esguia. Deus deu o pão a quem tinha dentes. Ficava sendo justo.
Ele podia não gostar dela de verdade, mas gostava de conveniências. Então ficava gostando dela até onde ela era adequada.
E ela sabendo daquilo ria-se, ria-se muito. Que ele ficasse vermelho, mais um triunfo para ela colecionar.
E nisso gastaram não sei quanto tempo. Arrisco muito.
Mas um dia ela quis ser menos impertinente. Porque, não me perguntem. Vai ver acordou com os olhos na lua e pensou: amanhã eu quero ser alta, esguia e agradável, quem sabe. Eu não sei.
O fato é que, dessa vez, ela não sabia o como da coisa. Olhava para ele, se a ruga aparecia não olhava mais. Falava com ele, se a ruga aparecesse não falava mais. Tentava e acabava dando trégua. Até que se convenceu: a ruga não aparecia quando ela era só alta e esguia. Ah, e bonita.
Mas não bastava! – para ela, é claro. Ficava faltando alguma coisa. E ainda podia tentar a impertinência, se não tivesse acordado com os olhos na lua.
Ele ficou pensando: está mais impertinente que o normal! Ah, que ninguém agüenta isso!
Ela era adivinha. Adivinhou que com ele não conseguia nada além daquilo.

E foi embora.

Dizem que ele sente saudades. Acho que sim.

8 comentários:

Bruna monteiro disse...

ele sente saudade sim, e eles vão voltar o namoro. Ele é o único que aguenta sua impertinência, e ela é a única que consegue ser impertinente até o ponto que ele fala: não aguento mais!

ele gosta dela ser assim, e de ser aperriado por ela.Ela gosta dele ser assim, e gosta de aperriá-lo. Eu arriscaria a chamar isso de amor, mas não sei se é certo. O certo é que eles se entendem muito bem, e como parafraseando amarante: do amor deles, só eles quem sabem.

Bruna monteiro disse...

ah, gostei muito do texto! Me lembrou adriana falcão, já lesse? Enfim, apesar de ser relativamente extenso. quando eu vi, pensei: como é grande :~
mas se lê rápido, leitura fácil e macia. Vai soar tosco, mas foi divertido lê esse texto e observar esse casal bestinha e apaixonados! =D

Bruna monteiro disse...

e ele não era um estúpido!!! =~

Ph disse...

Mto bom esse jeito de escrever. *-*
Posta mais. =D

fernanda disse...

><
poxa, q feliz! :B

e bruna é a reconciliadora dos apaixonados!

e, sim, eu já li adriana falcão. fico até meio surpresa de tu ter achado parecido! [e fico feliz, q eu gosto muito do jeito que ela escreve ;P]

abel disse...

O legal do amor é poder sentir sem saber do que se trata. xD

Abelardo disse...

gostei tanto desse texto que mandei pra umas pessoas on line xP

Diogo Testa disse...

Vou lá:

1-) O ritmo fluente, a linguagem que flerta com o coloquial e principalmente a criatividade lembram muito o estilo de Adriana Falcão, como foi dito por Bruna.

2-) Ponto para a escolha do título, eu só fiz uma leitura do possível argumento do texto qndo me deparei com o título - depois de ter lido o texto. =0)

3-) O recurso da repetição foi muito bem empregado. Me deu a impressão da teimosia de ambas as personagens e na fixação pela outra disfarçada de desdem

4-) ah. hem, oh.. Parabéns. Gostei muito e quero mais.